Doenças e condições tratadas

Conheça algumas das doenças que a dermatologia clínica e cirúrgica trata e suas características.

Acne

É uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de sebo (glândulas sebáceas) e o pelo tornam-se inflamados ou infectados, provocando comedões, pápulas, pústulas e cicatrizes.

Alergias cutâneas

As chamadas alergias, são um grupo extenso de reação inflamatória, que o corpo pode desencadear em diversas situações. Pode acometer qualquer área da pele e se manifestar com coceira, lesões brancas ou avermelhadas, além de serem fugazes ou crônicas.

Alopecias

São condições onde ocorre perda de cabelo e/ou pelos no corpo. Um exemplo comum é a Alopecia Areata, onde o próprio corpo organiza uma reação inflamatória contra os fios. Mais comumente, afeta o couro cabeludo.

Carcinomas de pele

São o grupo mais comum de câncer de pele. Geralmente em pessoas de pele clara e expostas cronicamente à radiação solar. Pode iniciar como pequenas feridas que não cicatrizam.

Dermatite Atópica

É uma doença crônica muito comum em crianças, levando à pele seca, coceira e lesões de pele frequentes. Relacionada com asma e outros processos alérgicos. Por ser crônica, existem períodos de melhora e piora.

Dermatite Seborreica

É um processo inflamatório provavelmente relacionado às glândulas de sebo e colonização fúngica em áreas de maior oleosidade da pele e couro cabeludo. Gera descamação (também chamada caspa) frequentemente.

Doenças do couro cabeludo

São doenças que acometem o couro cabeludo, geralmente cursando com inflamação, queda de cabelo e podem levar à cicatrização com perda definitiva dos fios. Um exemplo, é a Foliculite Decalvante.

Doenças das unhas

As unhas podem ser acometidas por diversas doenças, infecciosas, benignas e também malignas, assim como podem revelar sinais de outras doenças sistêmicas.

Doenças genéticas da pele

São doenças em que a genética determina alterações específicas, desde a pele, cabelos, unhas e mucosas. Um exemplo é a neurofibromatose, onde o indivíduo pode apresentar manchas e tumores benignos de pele, bem como alterações oculares e do sistema nervoso central.

Hanseníase

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Hemangiomas

Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto do corpo. Os vasos costumam estar bem entrelaçados, com aparência de novelo de lã.

Herpes

O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex virus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado.

Hidradenite Supurativa

A hidradenite supurativa é uma doença de pele crônica inflamatória, mais frequente em mulheres, e após a puberdade, que acomete preferencialmente algumas áreas da pele como as axilas, a região das mamas, a virilha, a região genital e a região glútea, podendo gerar cicatrizes deformantes.

Hiperidrose

A hiperidrose é o suor excessivo, mais que o necessário para a função de regular a temperatura, e costuma ser uma condição primária (não o sintoma de outra doença) e localizada em algumas partes do corpo.

Infecções Bacterianas

Infecções bacterianas da pele se desenvolvem quando as bactérias entram através de folículos pilosos ou através de pequenos cortes ou feridas na pele resultantes de traumas.

Lupus

O lúpus é uma doença autoimune em que as células do sistema imunológico saem de controle e passam a atacar as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa. O nome oficial dessa condição é lúpus eritematoso sistêmico e ela é capaz de afetar o corpo inteiro ou apenas a pele.

Melanoma

É um tipo de câncer de pele de alto risco, muito relacionado ao bronzeamento artificial e queimaduras do sol no verão. Tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

Melasma

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo, e tem relação direta com a exposição solar.

Micoses

Micoses são infecções causadas por fungos, que costumam aparecer na pele, nas unhas e no couro cabeludo. Entre os tipos mais comuns de micose estão: a micose de unha (onicomicose), a candidíase (sapinho), a pitiríase versicolor, a frieira (pé-de-atleta), a tinea crural, e a tinea do couro cabeludo.

Reações à Medicamentos

Qualquer medicamento que tomamos pode desencadear reações na pele, que podem se manifestar de diversas maneiras, desde as mais simples até as mais graves, levando à internações hospitalares e risco de vida.

Pênfigo

Os pênfigos são doenças relativamente raras caracterizados pela formação de bolhas na pele e, às vezes, também nas mucosas (como boca, garganta, olhos, nariz e região genital de homens e mulheres).

Psoríase

É uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de placas avermelhadas, recobertas por escamas brancas. tem componente genético envolvido, fazendo com que várias pessoas da mesma família possam ser acometidas. Existem vários subtipos da doença, com apresentações diferentes em pele, unhas, couro cabeludo e até articulações.

Queimaduras

Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros.

Rosácea

A rosácea é uma doença que afeta a pele principalmente da região centrofacial. Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos no geral, bem como a radiação ultravioleta.

Sinais de pele de todos os tipos

A avaliação dos sinais de pele de todos os tipos é importante para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. Pintas, manchas, sinais verrucosos, de surgimento repentino ou mesmo presente desde a infância.

Urticária

A Urticária é uma reação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.

Verrugas

Verrugas são lesões epidérmicas benignas comuns, associadas à infecção por papilomavírus humano. Podem surgir em qualquer local do corpo, com variadas morfologias. Verrugas costumam ser autolimitadas, mas podem ser tratadas por métodos destrutivos.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Procedimentos

Biópsia de pele

Avaliação e acompanhamento de sinais suspeitos

Cauterização química

Crioterapia

Remoção cirúrgica de câncer de pele e lesões benignas

Eletrocauterização

Infiltração de medicação

Conheça a Clínica Da Rosa, um espaço multi especialidades pra te atender.

WhatsApp 53 98124-7569